Quanto você está disposto a sacrificar-se por ela?

A maioria das moças tem o desejo de encontrar o homem ideal, o príncipe que sempre sonhou. Mas será que este “príncipe” estará disposto a sacrificar-se por você? Para não ficar mal interpretado, vamos ao significado da palavra sacrificar: “Renunciar a algo em benefício de alguém”.

Analisando bem, príncipes iguais aos dos contos não existem! O que existem são homens que se empenham em administrar o seu tempo, as obrigações do trabalho, a liderança do lar, os momentos em família, e, apesar de toda correria, reserva um tempo para ouvir sua amada. Sim, ouvir! Reservar aquele momento do seu dia para dividir a atenção com sua esposa, com seus filhos, e o mais importante, com Deus.

Querer um compromisso, rumo ao casamento, é natural na vida dos jovens solteiros. Mas este “querer” não necessariamente significa brincar de jogar na loteria. Já ouvi de pessoas, inclusive casadas, que se não der certo com uma, tentará com outra, e com outra, até acertar. Isso é muito triste. As mulheres não são brinquedos para serem jogadas para lá e para cá. Meu recado para quem pensa assim é: PARE! Ou correrá um sério risco de acabar sozinho. Pior que isso, deixará vários corações feridos. Então, se não tiver certeza, não assuma compromissos por aí.

A Bíblia não fala sobre o “namoro” em si, mas é suficientemente clara em relação à admoestação para termos uma vida em santidade e em como tratar uma mulher. Porém, muitos jovens começam a namorar sem pensar nos princípios bíblicos, os quais poderão direcioná-los em seus comportamentos durante a caminhada ao casamento. Se você deixar estes princípios de lado, meu irmão, você se tornará presa fácil do pecado.

Preocupado com estas situações, aqui vão alguns conselhos aos rapazes:

1. Não seja egoísta! Ame sua amada assim como Cristo amou a igreja. Ele se sacrificou por ela, não por receber alguma coisa em troca, mas o fez por amor. E a Bíblia exorta que o homem faça o mesmo em relação a sua esposa. (Ef 5.25-33). Não são apenas os seus interesses que estão em jogo. Se assim fosse, a palavra relacionamento poderia ser trocada por “isolamento”.

2. Trate a sua amada com o mesmo respeito que tem por uma irmã. Não se esqueça que se você agir como um canalha, um dia poderá ter uma filha, e tenho absoluta certeza que não gostaria se fizessem o mesmo com ela. As mulheres não são objetos. Elas são feitas à imagem de Deus. Então, RESPEITEM-NAS! Deus não o verá com bons olhos se você magoar a filha dEle por puro capricho! O homem cristão deve tratar as moças como irmãs, com toda pureza (1 Tm 5.2).

3. Caminhem lado a lado no namoro, olhando para as direções certas. Muitos namoros levam a casamentos frustrados simplesmente por perda do foco.  Quando você começa a olhar para direções opostas às da Bíblia, como por exemplo: valorizar os aspectos físicos mais que todas as coisas; elogiá-la apenas quando ela estiver arrumada para sair, esquecendo-se do conteúdo que ela possui, a maturidade espiritual que ela adquiriu durante a vida, você estará correndo um grande risco de afundar o navio do amor.

Se parar de olhar para Deus, se perder o foco das coisas do Senhor, você não terá estrutura para guiar sua amada espiritualmente, pois Deus te fez com o propósito de liderá-la. Se você não a ama, por favor, pense duas vezes antes de assumir um compromisso. Se seu interesse for apenas em “ter alguém”, contente-se com você mesmo até aprender a valorizar uma mulher.

Mas se, de fato, a ama, sacrifique-se por ela. Isso não é um peso. Deve ser feito por amor, primeiramente por amor a Deus. Faça o possível para levá-la mais perto do Criador. Ela será muito grata pela sua dedicação. Foque na eternidade e assuma o compromisso de instruir sua amada até lá! Lembre-se das palavras de Jesus: “Amarás o teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma de todo teu entendimento.” Este é o grande mandamento (Mt 22.37,38). Portanto, amando a Deus mais que tudo, você terá capacidade de amá-la de acordo com as Escrituras.

Viu como não é tão difícil este “sacrifício”? Respeitem uns aos outros como irmãos, criados pelo mesmo Deus, priorizem as coisas espirituais, orem juntos pedindo a Deus que abençoe o namoro, afinal, você como homem deve ter em mente casar-se com ela, ou estou enganado?  Estudem a Bíblia juntos, sirvam ao Senhor juntos. Cabe ao homem tomar a iniciativa quanto a isso. E essa deve ser a sua obrigação. A começar por mim, que vocês também se empenhem nisso.

“Príncipes montados em cavalos brancos não existem. Mas ainda existem homens imperfeitos, porém tementes a Deus, que farão suas mulheres sentirem-se princesas.” (Daniele Bosqueti) 


Autores: Carlos Vinicius Vilas Boas e Daniele Bosqueti

Um comentário em “Quanto você está disposto a sacrificar-se por ela?

Deixe uma resposta